1.7.06

Os ladrilhos estão quebrados e o gelo derreteu.

Esta é a frase de um biscoito da sorte que encontrei sobre o teclado do meu computador, ao sentar para escrever sobre o jogo onde o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo. Não sei o que ela significa, assim como não sei o que sigificou essa partida ridícula.

Desde o início da Copa, ouvi muita gente dizendo que iria torcer contra a Seleção, que o time não deveria ganhar. Havia muitas outras seleções boas por aí e o Brasil não poderia reinar absoluto para todo o sempre. Há coisas mais importantes para se cuidar no país.

Apesar de concordar com tudo isso, discordava da parte de que o Brasil não merecia o título. Afinal, nossos jogadores são reconhecidos mundialmente por seu talento e técnica. Muito antes da Copa, recebíamos por email, de tempos em tempos, vídeos e clips de apresentações impressionantes de Ronaldinho e companhia. Suas atuações em seus clubes eram sempre impecáveis.

Com o decorrer da Copa, entretanto, o favoritismo foi se apagando minuto a minuto, com as vitórias magras e o futebol que não se concretizava. O time nunca passou da promessa.

Sofri com o jogo, claro, mas fiquei mais emocionada tanto com a vitória de Portugal quanto com a eliminação da Inglaterra. Não me pergunte.

Agora, o que eu queria mesmo, era ser uma mosquinha para estar entre o grupo nesse pós–derrota. Queria ouvir sobre o que eles estão falando; se estão discutindo sua atuação ou falando amenidades, programando o próximo pagode ou a próxima aquisição.

Saí para comprar água após o jogo e fui passando pelos bares daqui da minha rua. Pouca gente, mas os comentários ainda eram todos análises decepcionadas e irritadas sobre o acontecido.

“Daí o Parreira coloca o Cafu, que é um porongo...”

“Agora o jeito é trabalhar para ganhar a vida.”

E outras várias frases das quais só ouvi trechos, mas que repetiam esses nomes tão populares para todos nós. Ronaldo, Robinho, Kaka, Roberto Carlos...

Mas o que será que a França tem, afinal, que paralisa o Brasil? Final de 98 all over again?

Sei que o futebol é a paixão nacional mas, na minha opinião, faltam motivos mais sólidos para os brasileiros se orgulharem de seu país. Tomara que isso seja percebido, ocasionalmente.

Nenhum comentário: