5.1.05

Sintaxe

Já parou para pensar como mudam as coisas por uma simples questão de perspectiva? Por exemplo: você conhece alguém, troca telefones. A pessoa liga. Você, como não esperava essa ligação, acha a pessoa inconveniente e mal-amada.

Situação B: você esperava pela ligação, que nunca acontece. Conseqüentemente, vai achar a pessoa grossa, arrogante e responsável por fazer você sentir-se um lixo.

Vi um documentário no Animal Planet há algum tempo. Pelo que me lembro, não era sobre um animal específico, e sim sobre algumas espécies da região. O caso é que foram relatadas as situações de 2 famílias, não me lembro em que ordem: uma mamãe urso e uma mamãe foca, ambas com filhotes pequenos e frágeis que precisavam ser protegidos e alimentados.

A mamãe urso tentava caçar os filhotes de foca, pois essa era a única maneira de garantir a sobrevivência de sua cria. E dá-lhe imagens dos ursinhos famintos esperando a refeição que sua mãe haveria de trazer.

Corta para a mamãe foca, com seus filhos igualmente lindos, mas totalmente ameaçados pelo urso predador. Dessa vez vemos o desespero da família tentando escapar de fim tão trágico.

Para quem se torce nessa história? Quem é o vilão, malvado, impiedoso? Depende de quem está contando, depende de que lado você está, depende da perspectiva que você tem.

Assim acontece com a maioria das situações com as quais nos deparamos, é o velho ditado sobre os dois lados da moeda. Excluindo acontecimentos unânimes como o Holocausto e afins, ao darmos apenas um passo para o lado podemos encontrar versões alternativas para nossas tão fundamentadas opiniões.

Radicalizando um pouco, podemos concluir que tanta gente fazendo o bem por aí só se destaca porque há tanta injustiça acontecendo e tanta miséria e sofrimento ao nosso redor.

E ainda seguindo o raciocínio, há pessoas pensando o inverso: ao colocar-se em situação desfavorecida, talvez desagradável, considerando que tal ação beneficiaria somente outro alguém, estaria esse alguém na verdade prejudicando-as? Quer dizer, de seu ponto de vista, estariam sendo lesadas pela pessoa que simplesmente imaginou contar com sua consideração, respeito e altruísmo?

Mais uma vez, é tudo uma questão de perspectiva.

Há quem tem, e pode dar, há quem quer, precisa ter. O egoísmo é apenas a coroa do altruísmo.

Nenhum comentário: